Outros países, como Estados Unidos e Espanha, possuem cursos de tecnologia pós-colheita, utilizados principalmente para transferência de tecnologia e difusão de conhecimento.
O Brasil, importante produtor e exportador de frutas e hortaliças, até então não contava com um curso com esta função e direcionamento. Em 2011, um grupo de pesquisadores da Embrapa, juntamente com outras instituições de ensino e pesquisa, e com o apoio de fundações e órgãos governamentais, tomou a iniciativa da realização deste curso na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), com enfoque em um modelo de curso participativo com aulas teórica e práticas, com a transferência de tecnologia desenvolvida pela Embrapa e parceiros aplicados a solução de problemas do setor, visando aumento da competitividade e redução de perdas.
A primeira edição ocorreu em 2011, as demais em 2012, 2013, 2015, 2017 e a mais recente em 2019. O oferecimento do curso é bienal em anos ímpares, sendo a próxima edição em agosto de 2021.
A aceitação tem sido surpreendente e os resultados muito satisfatórios. O objetivo principal deste curso é levar informações atuais e novas tecnologias para produtores, técnicos, extensionistas, atacadistas, pesquisadores, professores e estudantes ligados a pós-colheita de frutas e hortaliças.
Assim, cria-se um fórum de discussão especializado, com troca de informações, contribuindo para melhoria deste importante segmento, e aumento na competitividade do setor.
O site está em constante atualização, com a apresentação de pesquisas em desenvolvimento e dos principais temas relacionados ao curso, com links e artigos de tecnologias aplicadas à pós-colheita.