Publicador de conteúdo web

Histórico e Objetivos

Outros países, como Estados Unidos e Espanha, possuem cursos de tecnologia pós-colheita, utilizados principalmente para transferência de tecnologia e difusão de conhecimento. O Brasil, importante produtor e exportador de frutas e hortaliças, até então não contava com um curso com esta função e direcionamento. Desta forma, em 2011, um grupo de pesquisadores da Embrapa, juntamente com outras instituições de ensino e pesquisa, com o apoio de fundações e órgãos governamentais, tomou a iniciativa da realização deste curso na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP).
 
A primeira edição ocorreu em 2011, a segunda e terceira em 2012 e 2013, respectivamente, e a última ocorreu em 2015.  Agora, o oferecimento do curso é bienal em anos ímpares, sendo a próxima edição nos dias 28 de agosto a 01 de setembro de 2017.
 
A aceitação tem sido surpreendente e os resultados muito satisfatórios. O objetivo principal deste curso é levar informações atuais e novas tecnologias para produtores, técnicos, extensionistas, atacadistas, pesquisadores, professores e estudantes ligados a pós-colheita de frutas e hortaliças. Assim, cria-se um fórum de discussão especializado, com troca de informações, contribuindo para melhoria deste importante segmento, e aumento na competividade do setor. O site está em constante atualização, com a apresentação de pesquisas em desenvolvimento e dos principais temas relacionados ao curso, com links e artigos de tecnologias aplicadas à pós-colheita.
 
Comissão Técnica: Marcos David Ferreira (coordenador), Adonai Gimenez Calbo e Odílio Benedito Garrido de Assis (membros).